DICA CULTURAL: Conheçam o canal “Brasileirinhos” no YouTube

Você já ouviu falar dos Brasileirinhos? Se a resposta for não, fica aqui uma bela dica cultural. O Brasileirinhos é um canal do YouTube comandado por uma dupla de misteriosos conservadores sem lastro e de péssima estirpe – ou seja, o único conservadorismo brasileiro admissível. E digo misteriosos, pois eles não revelam suas faces: um se veste de palhaço boêmio e o outro aparece com uma máscara de gato e roupa de maloqueiro.

Logo de cara, o que chama a atenção é a estética trash, cheia de referências aos anos 70, 80 e 90. Os vídeos geralmente são embelezados com montagens geniais feitas com recortes de músicas, filmes, séries, videoclipes e games da era do fliperama. E tudo numa espécie de caos harmônico que dá o tom cômico – que é uma marca do canal – mas, também, já introduz o objeto da crítica da dupla: a loucura da vida brasileira contemporânea inventada pelos revolucionários do século XX.

E o que torna o canal mais interessante – e mesmo viciante – é essa crítica escrachada, sem as pompas e a pose do intelectual gentil-homem. Os dois apresentadores são extremamente inteligentes – sem serem pedantes – e, contradizendo o visual caleidoscópico do cenário e dos personagens, demonstram grande erudição. Citam filósofos, músicos, romancistas, psicólogos e poetas no meio de um roteiro autoral com várias sacadas interessantíssimas. Só vendo para entender.

Catarsy

O último vídeo do canal se chama Catarsy – Carnaval XIX e foi filmado em pleno carnaval carioca justamente para mostrar a pobreza humana que permeia aquele evento, um dos símbolos máximos de nossa decadência cultural e moral.

Na peça, os apresentadores demonstram as contradições dos foliões, fazem reflexões sobre a banalização da festa e a consequente “carnavalização da vida”, visitam a feiura dos bastidores da Sapucaí e, passeando pelo centro depredado da Cidade Maravilhosa, outrora nosso grande centro artístico e intelectual, comentam, na deserta Saara, a crise da civilização e questões de geopolítica – com pérolas do tipo:

“em questões de geopolítica, sempre presuma macumba”.

 

O ponto alto do capítulo é o discurso do palhaço aos passistas. Desde o alto de uma ponte, na entrada da avenida do samba, nosso querido clown chama a atenção dos passistas concentrados e anuncia, aos berros, “o fim da esquerda”, a “derrocada dos chincheiros e surubeiros”, a “ascensão da direita” e que “Olavo tem razão”. A fala só ficou entrecortada pelos xingamentos dos interlocutores que não gostaram nada da conversa. Cena impagável.

Além desse, o canal tem uma série de vídeos no mesmo estilo abordando questões como a violência, as eleições passadas e o início do governo Bolsonaro. Há também a série Não Tenhais Medo. Tudo ali vale muito a pena.

Feita a recomendação, segue o vídeo de Catarsy. Boa reflexão e boas risadas.

 

 

5 thoughts on “DICA CULTURAL: Conheçam o canal “Brasileirinhos” no YouTube

  1. Eu sempre estou ligado nesse canal. Inclusive, sou leitor deste site de notícias justamente por causa deles. Teve um vídeo em que eles citaram vocês e a partir disso sempre estou por aqui lendo notícias do “Estudos Nacionais”.

  2. Ótimo canal! Recomendo! Um dos melhores conteúdos de direita do YouTube. Uma mistura de humor, filosofia, arte, cinema underground, entre outras referências! Eles precisam de mais destaque no meio liberal conservador; creio que ainda não fazem muitos vídeos pois não conseguem nenhum tipo de monetização. Vamos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *