Nesta segunda-feira (1), jornalistas emitiram um alerta de suposta censura praticada contra eles pelo Twitter quando tentavam postar sobre o polêmico “PL das Fake News”, que vem sendo chamado de PL da Censura. Pouco depois, porém, uma matéria da agência Reuters esclareceu ter sido um problema técnico que causou instabilidade para milhares de usuários, o que foi confirmado pelo Twitter. O jornalista americano Glenn Greenwald denunciou a tentativa dos jornalistas de influenciar o debate sobre o PL que pode ser votado nesta terça (2).
De acordo com a agência de notícias, um problema técnico causou instabilidade global para milhares de usuários pelo mundo, descartando a hipótese de uma conspiração orquestrada por Elon Musk contra as jornalistas Daniela Lima, da CNN Brasil, Vera Magalhães e a milícia de ativistas pela censura, Sleeping Giants, que fizeram a denúncia falsa nas redes sociais.
“Houve mais de 3.600 incidentes de pessoas relatando problemas com a plataforma de mídia social liderada por Elon Musk, de acordo com o Downdetector, que rastreia interrupções reunindo relatórios de status de várias fontes, incluindo erros enviados por usuários em sua plataforma”, explicou a agência de notícias Reuters.
A jornalista Vera Magalhães disse ter sido “deslogada” pela plataforma, insinuando uma ligação com uma matéria da Folha sobre a reação do Google contra a imposição da censura às redes sociais no Brasil. O contexto foi esclarecido abaixo da sua postagem pelos próprios usuários.
E sim: fui deslogada depois de tentar postar a manchete da @folha sobre a ação do Google contra o projeto das fake news!
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) May 1, 2023
Em uma série de postagens, Glenn Greenwald mostra o erro ou a falsidade das jornalistas, além da milícia Sleeping Giants, sobre a suposta censura do Twitter enquanto eles atacavam a reação do Google ao polêmico PL da Censura.
Muito embaraçoso:
Ontem, tanto a @DanielaLima_ da CNN quanto o @slpng_giants_pt alegaram que estavam sendo censurados pelo Twitter (é hilário ver o Sleeping Giants indignado sobre censura).
O @FlavioDino usou isso para ameaçar as investigações criminais.
Mas foi falso. Veja: pic.twitter.com/0ZviOg2HjR
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 2, 2023
O ministro da Justiça, Flávio Dino, compartilhou a postagem da milícia Sleeping Giants, que atua contra veículos de comunicação que não se alinhem às suas ideias. Dino criticou a crítica do Google contra o polêmico projeto que pretende privilegiar grandes grupos de comunicação alinhados ao governo.
O PL pode ser votado nesta terça, mas ainda depende de reuniões que ocorrerão ao longo do dia entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e as lideranças partidárias.