Putin deve ter dado um pulo da cadeira quando a Ucrânia disse que queria fazer parte da OTAN. Isso porque, se exploradas, as reservas ucranianas de gás natural poderiam libertar a Europa da dependência russa, com a qual Putin barganha sua liberdade para assaltar, saquear e sabotar os países da antiga União Soviética.
Este foi o tema do episódio desta terça-feira do podcast Observadores, em que apresentei as informações divulgadas em um artigo de 2020 do Harvard International Review sobre o potencial inexplorado da Ucrânia.
Estamos acostumados a ouvir falar da Ucrânia como caminho de passagem do gás russo para a Europa. Mas pouco se fala das suas próprias reservas inexploradas, que na prática teriam o poder de enfraquecer a Rússia no mundo.
Essa ameaça pode explicar o motivo pelo qual as forças russas têm frequentemente bombardeado pontos estruturais, como refinarias de petróleo, claramente com intenção de levar a Ucrânia à completa ruína para que seus recursos não possam ser reaproveitados pela Europa.
Ouça o podcast pelo Anchor, pelo Spotfy ou pelo Youtube do EN, abaixo: