A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News recebe, nesta quarta-feira (06), o depoimento do representante legal do Portal Comprova, site de checagens de notícias aliado a Google e Facebook. A entidade que mentém o Projeto, agradece doações recebidas da Open Society, Ford e outras fundações.
Segundo informações de seu site oficial (https://projetocomprova.com.br/about/), o Comprova é uma iniciativa da First Draft. A First Draft é uma ONG internacional, que declara e agradece, em seu site oficial (https://firstdraftnews.org/about/), as doações de fundações como a Open Society, do magnata George Soros, Fundação Ford, Fundação Bill e Melinda Gates, James L Knights, entre outras.
As fundações são amplamente conhecidas por financiar projetos de extrema-esquerda, como liberação das drogas, aborto, audiência de custódia e implementação da Ideologia de Gênero na educação, especialmente em países em desenvolvimento.
No site da Fundação Ford, identificamos uma doação de 35.105 dólares, no ano de 2019, para o TPF Special Assets Fund, cuja descrição da doação se refere ao “First Draft”.
A ONG First Drift atua com checagem, pesquisa e análise de notícias em eleições dos EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Nigéria, segundo seu site. Na atuação internacional, estabelece projetos em cada país e no Brasil o projeto é o Comprova, que depoe hoje na CPMI das Fake News.
Entre os parceiros do projeto Comprova estão grandes veículos que vêm atacando a liberdade das redes sociais e ecoando agendas da esquerda nacional e internacional, como Band, Band News, TV Futura, Exame, Folha de S. Paulo, Nexo, Veja, Estadão, Piauí, Poder360, NSC, UOL, Gazeta Online e outros.
Atualização em 06.11 – 17:03:
O representante do Projeto Comprova informou na CPMI que os principais financiadores do Projeto são: Facebook Journalism Project (https://facebookjournalismproject.com/) e Google News Initiative (GNI).
Ainda segundo o que informou na CPMI, a First Draft teria apenas gerido a criação dessas iniciativas, subsidiado a metodologia de trabalho (algo bastante significativo) e vem facilitando os trabalhos no dia a dia. Como um exemplo, citou que a First Draft teria obtido meios para que o Projeto Comprova passasse a utilizar, sem qualquer custo, um software de análise de dados de redes sociais, que teria licença muito cara. Não ficou claro na sua fala se a First Draft pagou pela licença do software ou obteve de outra forma (como bônus promocional, por exemplo), fatos poucos significativos. Diante da alegação do representante da entidade, substituímos os termos do título “mantido por”, para os termos “iniciativa de”.
Em se tratando de análises sobre relação dos checadores com a esquerda globalista, cabe destacar que nem todo apoio, suporte ou “mantenimento”, precisa ocorrer com transferência direta de recursos. Assim, mesmo com a declaração verbal do representante na CPMI, continua demonstrado o alinhamento entre os fatos e agentes. O Facebook Journalism Project possui como parceiros entidades globalistas e também o Facebook se tornou parte do mesmo sistema em que Ford, Open Society e outras fundações estão inseridos. Todos são vistos unidos por uma mesma agenda ideológica, de esquerda, um prestando apoio ao outro, sob as mais diversas formas, em prol das mesmas agendas.