O site The College of Cardinals Report oferece um panorama detalhado sobre as posições dos cardeais católicos em relação a dez temas contemporâneos relevantes para a Igreja. A análise abrange questões como ordenação de mulheres, bênçãos para “casais” do mesmo sexo, celibato sacerdotal, mudanças litúrgicas, sinodalidade e meio ambiente.
Destaques das posições dos cardeais:
Promoção de uma “Igreja Sinodal”: 22 cardeais são favoráveis, 4 contrários, 11 ambíguos e 4 com posição desconhecida.
Foco nas mudanças climáticas: 20 apoiam, 4 se opõem, 1 é ambíguo e 16 não têm posição conhecida.
Comunhão para divorciados recasados: 13 a favor, 10 contra, 9 ambíguos e 9 sem posição conhecida.
Ordenação de mulheres como diaconisas: 3 favoráveis, 20 contrários, 7 ambíguos e 11 sem posição conhecida.
Bênçãos a “casais” do mesmo sexo: 5 apoiam, 11 se opõem, 8 ambíguos e 17 sem posição conhecida.
Celibato sacerdotal opcional: 5 favoráveis, 17 contrários, 9 ambíguos e 10 sem posição conhecida.
Restrição à missa tradicional em latim (Vetus Ordo): 6 a favor, 11 contra, 10 ambíguos e 14 sem posição conhecida.
Acordos secretos Vaticano-China: 5 apoiam, 4 se opõem, 3 ambíguos e 29 sem posição conhecida.
Revisão da encíclica Humanae Vitae: 4 favoráveis, 13 contrários, 5 ambíguos e 19 sem posição conhecida.
Caminho Sinodal Alemão: Nenhum cardeal apoia, 14 se opõem, 5 são ambíguos e 22 não têm posição conhecida.
Esses dados refletem uma diversidade de opiniões dentro do Colégio de Cardeais, indicando que, embora haja tendências progressistas em algumas áreas, temas como a ordenação de mulheres e o celibato sacerdotal ainda enfrentam resistência significativa.
Com a composição atual do Colégio de Cardeais, onde aproximadamente 80% dos eleitores foram nomeados pelo Papa Francisco, é provável que o próximo pontífice reflita, ao menos em parte, a visão pastoral e reformista de seu antecessor. No entanto, a diversidade ideológica entre os cardeais sugere que o novo papa poderá adotar uma abordagem equilibrada, buscando conciliar diferentes correntes dentro da Igreja.