Nos 12 estados brasileiros em que estão presentes as igrejas dos Arautos do Evangelho, além de Braga, em Portugal, serão celebradas missas de Sétimo Dia do falecimento de seu pai e fundador, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias. As missas serão presenciais e ocorrerão todas nesta quinta-feira, por volta das 19 horas, nos mais de 20 endereços dos Arautos pelo país. A quem desejar comparecer a alguma das celebrações, os horários exatos e endereços podem ser consultados neste link.
Depois das transmissões ao vivo, que emocionaram milhares de católicos no Youtube, agora surge a oportunidade de vivenciar presencialmente uma missa dos Arautos, onde o zelo litúrgico, a piedade e a beleza de suas construções testemunham a renovação deste amor à Santa Igreja no mundo de hoje.
Monsenhor João faleceu na última sexta-feira, Dia de Todos os Santos, tendo recebido em sua honra diversas missas exequiais na sede da congregação, em Caieiras, São Paulo, com a presença de cardeais e bispos da Igreja Católica. Pelo menos três das missas exequiais, ocorridas no último final de semana e transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube dos Arautos, já foram assistidas por mais de 120 mil pessoas e impressionaram pela beleza cerimonial, com suas tradicionais marchas e honras militares e religiosas, dignas das grandes ordens de cavalaria da história da Igreja.
O carisma da beleza e a glória da Igreja
A beleza e a imponência das igrejas construídas pelos Arautos em todo o Brasil impressionam pela arquitetura neogótica, remontando ao passado glorioso da Igreja, mas não numa perspectiva meramente histórica ou arqueológica, e sim de retorno do esplendor católico justamente em um momento de crise na Igreja. É impossível, talvez inimaginável, que quem ame verdadeiramente a Santa Igreja não veja com esperança, alegria e admiração, o resultado do esforço da vida de Monsenhor João Clá Dias, para reacender nos corações esse mesmo amor à Igreja, o primeiro e mais fundamental sinal de amor a Deus.
Um dos reconhecimentos deste zelo para com a Igreja ocorreu em 2009, quando Monsenhor João recebeu a medalha “Pro Ecclesia et Pontífice”, do Papa Bento XVI, pelas mãos do Cardeal Franc Rodé, enviado pontifício que, na ocasião, dirigiu a Monsenhor impressionantes palavras, recordadas de São Bernardo de Claraval.
“No momento de vos entregar a condecoração com a qual o Santo Padre quis premiar vossos méritos, vêm-me à mente as palavras de São Bernardo, no início de seu tratado De laude novæ militiæ: “Faz algum tempo que se difunde a notícia de que um novo gênero de cavalaria apareceu no mundo”. Essas palavras podem ser aplicadas ao momento presente. Com efeito, graças a Vossa Excelência, surgiu uma nova cavalaria não secular, mas religiosa, com um novo ideal de santidade e um heroico empenho pela Igreja.
Neste empreendimento, nascido em vosso nobre coração, não podemos deixar de ver uma graça particular dada à Igreja, um ato da Divina Providência em vista das necessidades do mundo de hoje”.
Os Arautos se dedicam à evangelização através da beleza, da busca pela santidade e o serviço à Igreja Católica em todos os lugares em que estão presentes nos quase 80 países e em mais de 20 cidades brasileiras. As honras ao seu fundador deram uma incrível demonstração do que representa o surgimento desta ordem surgida no Brasil e que espalha pelo mundo o legado do seu grande inspirador, Plinio Corrêa de Oliveira, de quem Monsenhor foi fiel discípulo e continuador.
Após o falecimento de Monsenhor João, os Arautos receberam diversas mensagens de solidariedade do clero brasileiro e internacional, como o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que presidiu uma missa na Basílica Nossa Senhora do Rosário, dos Arautos, e o comissário especial encarregado da congregação, o cardeal Dom João Damasceno, além de outros bispos e líderes de congregações que manifestaram condolências e homenagens a Monsenhor João.
As missas de Sétimo Dia constituem uma nova oportunidade para mais pessoas presenciarem a rica e bela liturgia dos Arautos nas suas santas missas, acrescidas de graças especiais pela homenagem ao seu fundador. Trata-se de mais uma ocasião, agora presencial, para se testemunhar a devoção e amor de discípulos ao seu fundador.
Cidades em que ocorrerão as missas nesta quinta-feira (7)
Bahia – Lauro de Freitas
Ceará – Fortaleza
Distrito Federal – Brasília
Espírito Santo – Cariacica
Mato Grosso – Cuiabá
Mato Grosso do Sul – Campo Grande
Minas Gerais – Belo Horizonte | Juiz de Fora | Montes Claros
Paraná – Maringá | Piraquara | Ponta Grossa
Pernambuco – Moreno
Rio de Janeiro – Campos dos Goytacazes | Nova Friburgo | Rio de Janeiro
Santa Catarina – Joinville
São Paulo – Caieiras | Cotia | São Carlos |
Portugal – Braga