Santa Catarina de Sena – Carta nº. 28
CESSEM AS GUERRAS CONTRA O PAPA (Carta nº. 28 a Bernabó Visconti).
4. Nada Façais Contra o Papa
Oh Filho de Deus, bondoso Verbo! Deixaste tal Sangue no corpo (místico) da Santa Igreja e desejais que ele seja distribuído pelo teu Representante (o Papa)!
Deus veio em socorro das necessidades do homem que dia a dia perde o domínio de si mesmo, ofendendo o Criado. Deus pôs na Igreja o remédio da Santa Confissão, que é eficaz no vigor do Sangue. E a oferece não apenas uma vez, mas sempre. Sem juízo é quem deixa (a confissão) para o futuro e age contra tal representante que retém as chaves do sangue de Cristo crucificado. Ainda que ele fosse um demônio encarnado, jamais devo levantar minha cabeça contra ele. SEMPRE DEVO HUMILHAR-ME E IMPLORAR MISERICÓRDIA. É A UNICA MANEIRA DE RECEBER OU PARTICIPAR DOS FRUTOS DA REDENÇÃO. PEÇO-VOS QUE NADA FAÇAIS CONTRA O VOSSO CHEFE .”
Não vos admireis se o DEMÔNIO, como já o fez, venha por uma COLORAÇÃO DE VIRTUDE no desejo de fazer justiça contra PASTORES MAUS E CULPADOS. Não acrediteis nele. Não FAÇAIS JUSTIÇA em assuntos QUE NÃO VOS DIZEM RESPEITO. NOSSO SALVADOR NÃO O QUER. Ele afirma que os Pastores são seus ungidos (Sl 105,15). Deus não quer que vós e qualquer outra pessoa façais justiça contra um se; Ele a fará. Assim como não convém que um servo assuma a autoridade do juiz para exercer a justiça contra um malfeitor. Seria uma ATITUDE MÁ porque não toca a ele fazer tal coisa.
E se perguntássemos: “E quando o juiz não faz justiça, não é um bem que eu faça” ? Respondo: “NÃO!SE A FIZERDES, SEREIS CASTIGADOS”. Quem mandar matar receberá a mesma sentença. A lei não perdoará sua “boa” intenção de matar o malfeitor. No caso de um juiz que é mau e não faz justiça, nem a lei nem a religião permitem que o substituais; deveis deixar ao Supremo Juiz que o condene. Deus não permitirá que as injustiças e demais faltas fiquem impunes no lugar e tempo oportunos. Sobretudo na hora da morte, depois desta tenebrosa vida, todo bem será premiado e toda a culpa castigada.
Digo-vos, pois, pai e irmão caríssimo no Cristo Jesus. Deus não quer que vós ou qualquer pessoas sejais justiceis dos seus ministros. Ele reservou tal função para si e para o seu Representante (Papa). Se este se omite, apesar de ser seu dever e estar falhando, humildemente devemos esperar a punição e a correção do Supremo Juiz, o Eterno Deus.Até se por tal omissão perdêssemos todos os nossos bens, pois devemos preferir as realidades espirituais e a vida da graça a eles e à vida corporal. os bens materiais são finitos, enquanto a Graça Divina é infinita e nos propicia um prêmio eterno. Se perdermos a graça, porém, terminamos mal.
Refleti! Embora ajais com boa intenção, nem Deus e nem a Lei divina vos escusarão. CAIREIS MESMO NA CONDENAÇÃO ETERNA. Que jamais incidais num tal inconveniente. Afirmo-vos e suplico-vos, da parte de Cristo crucificado: nunca mais vos embaraceis dessas coisas. Possuí em paz vossas cidades, usando de justiça com os vossos súditos quando falharem, mas não quanto aos ministros do vosso precioso sangue. Outras mãos não vos ministrarão o Sangue, sem o qual não tereis os benefícios divinos. Vireis a ser então um membro pútrido, separado do corpo (místico) da Igreja. Oh, nunca mais, meu Pai! COM HUMILDADE QUERO QUE COMIGO RECLINEIS A CABEÇA NO PEITO DO CRISTO DO CÉU PELO AMOR, E NO PEITO DO CRISTO DA TERRA, SEU REPRESENTANTE, COM RESPEITO PELO SANGUE DE CRISTO, CUJA CHAVES ELE POSSUI. PARA QUEM O PAPA ABRIR A PORTA, ESTARÁ ABERTA; PARA QUEM ELE FECHAR, FECHADA FICARÁ. A ELE PERTENCE O PODER E A AUTORIDADE. DELES NINGUÉM O DESPOJARÁ, POIS OS RECEBEU DO PRÓPRIO JESUS (MT 16,19).
Refleti que, entre outras coisas merecedoras de castigo e desagradáveis a Deus, está a punição dada aos Ungidos de Deus, por piores que eles sejam. Pelo fato que Cristo pareça nada ver neste mundo, não pensei que menor será a punição deles na outra vida. Quando suas almas deixarem o corpo, Deus lhes mostrará que via tudo. QUERO QUE SEJAIS UM MEMBRO VIVO DA SANTA IGREJA, E NÃO UM MEMBRO APODRECIDO. Recebereis grande força e liberdade, que nenhum demônio e criatura poderão destruir. Estareis livres da escravidão do pecado mortal, livre da rebeldia à Santa Igreja, robustecido pela Graça divina presente em vós. UNIDO AO VOSSO PAI (O PAPA). PEÇO-VOS: ESTABELECEI TAL UNIÃO EM PLENITUDE SEM PERDA DE TEMPO.
Santa Catarina de Sena