O mini-curso Romantismo e Gnose: as influências do idealismo alemão no conservadorismo moderno, é a primeira parceria entre o Instituto Estudos Nacionais e o professor Daniel Ferraz, que passará a ser disponibilizado na plataforma de formação por assinatura Observatório.
No curso, que passará a ser acessível aos assinantes a partir da próxima semana, Daniel Ferraz vai além da malfadada dicotomia liberal-maçônica de “direita” e “esquerda” para, de maneira introdutória, demonstrar a grande influência esotérica e mística do que convencionou-se a chamar de “conservadorismo”.
Em um período em que conservadores e direitistas, até mesmo ditos cristãos e católicos, são cada vez mais seduzidos por uma cosmovisão tradicionalista sem qualquer filtro espiritual seguro, velhas ideologias passam a circular nos meios políticos, representando graves riscos espirituais e intelectuais.
Além do estudo introdutório sobre o idealismo alemão e sua influência nas escatologias políticas do século XX, o mini-curso demonstra que o repouso de muitas pessoas na cosmovisão conservadora, acreditando superar os tentáculos do movimento revolucionário, pode ser ainda uma armadilha ainda mais profunda e sedutora.
Para ter acesso às aulas, que serão disponibilizadas ao longo desta semana, basta assinar a plataforma de estudos Observatório, pelo link.
Teaser de divulgação abaixo: