Após o adiamento do Projeto da Censura (PL 2630), o youtuber de Lula, Felipe Neto, publicou um tweet no qual “prevê”, em tom de ameaça, a imposição “pesada” do Supremo Tribunal Federal para uma imposição da censura no país, sob a forma da votação de inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil.
A votação do PL 2630 foi adiada.
Anotem: se não for votado, o STF vai vir pesado no meio do ano com a votação da inconstitucionalidade do Art 19 do Marco Civil.
E aí as plataformas vão implorar pelo 2630.
Na falta de regulação, o judiciário vai vir com tudo. Pior pra todos!
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 3, 2023
O youtuber, que pertence ao grupo de influenciadores do PT, argumentou em favor do PL da Censura como uma alternativa mais branda. Outros comentaristas, deputados e até jornais, emitiram declarações no mesmo sentido, o de que o STF terá legitimidade para definir a censura pretendida pelo governo caso não haja aprovação pelo Congresso Nacional.
As declarações neste sentido dão a entender que a aprovação da regulação das big techs, e consequentemente da comunicação no país, será inevitável.
Nesta terça-feira (2), foi divulgada uma série de reuniões da Secom com influenciadores de esquerda para impulsionarem o PL da Censura, com direito à distribuição de material de apoio, imagens e marketing de redes sociais para serem usados pelos influenciadores.