A Câmara de Vereadores de Curitiba (PR) aprovou, nesta segunda-feira (10), um projeto que concede ao filósofo Olavo de Carvalho o título de Cidadão Honorário da cidade. A ideia é do vereador Eder Borges (PP), que considera que o filósofo o inspirou a entrar na política.
A proposta já havia sido feita quando o filósofo era vivo e tramitava quando Olavo de Carvalho faleceu, em janeiro de 2022, na Virgínia (EUA), onde vivia. O filósofo morou em Curitiba durante alguns anos, onde ministrou cursos e palestras, fazendo alunos e admiradores antes de se mudar para os EUA, em 2005.
“Eu fui muito influenciado pelo professor Olavo de Carvalho. Eu, inclusive, devo principalmente a ele o fato de hoje eu ser político, porque ao ter contato com a sua obra, seus estudos e sua verve, isso fez com que eu me engajasse na política e me tornasse um ativista. Isso lá em 2014, bem no início de todo esse processo”, conta o vereador, acrescentando que sempre quis dar esse título ao professor.
Mas o avanço do projeto enfrentou mais dificuldades do que o vereador imaginava.
“Realmente não foi fácil aprovar. Aconteceu algo que eu nunca vi acontecer, no primeiro turno, em que foi rejeitado por 8 a 7 o substitutivo geral, e depois virou o placar. O projeto foi aprovado por 8 a 7 também, com parlamentares mudando o voto, uma discussão muito acalorada. Agora, no segundo turno, foi aprovado com um pouco mais de folga, mas foi feito todo um trabalho, uma conversa com meus pares. Então, é impressionante como é polêmico. Mas o importante é que a Câmara de Curitiba dará esse título tão importante a esse grande pensador, esse grande filósofo que tem uma obra indiscutível”, disse o vereador.
Agora, o projeto seguirá para ser sancionado pelo prefeito Rafael Grega (PSD), o que Eder Borges acredita que ocorrerá sem maiores dificuldades.