Como se sustenta o jornalismo independente hoje? Esta tem sido uma das perguntas mais inquietantes entre os que desejam trabalhar com comunicação na internet. De acordo com a maioria dos especialistas, a variedade de fontes de receita para a atividade jornalística pode ajudar a manter a independência, valor cada vez mais importante nos dias de hoje.
Isso, porém, não garante a qualidade ou a relevância do trabalho da apuração e técnica textual. A crise ética pela qual o jornalismo vem passando não terminou com o surgimento de um autointitulado jornalismo independente. Pelo contrário, as agências formadas por jornalistas se inspiraram no terceiro setor e se utilizam de uma estrutura ligada à prática do “advocacy”, espécie de lobby para causas sociais.
Mas se o jornalismo atual se tornou mais militante e ativista, não há causa mais importante atualmente que a independência, valor que foi sendo substituído pela transparência. Isso quer dizer que os novos modelos de jornalismo buscaram substituir a independência por uma admissão de dependência financeira e ideológica, o que ao contrário do que muitos defendem, não apenas não resolveu a crise ética como a aprofundou.
Pensando nisso, o curso Jornalismo Independente surge como primeira edição de uma série de estudos para ajudar a construir um novo jornalismo verdadeiramente independente.
O curso é ministrado pelo jornalista Cristian Derosa, mestre em Fundamentos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autor de 4 livros que abordam a problemática relação entre jornalismo e política nas últimas décadas. Fundador do site e da editora Estudos Nacionais e atualmente editor adjunto do jornal Brasil Sem Medo, o professor traz os elementos mais evidentes para a busca de alternativas que tragam maior independência e resgatem os valores fundamentais do jornalismo.
O curso já está disponível no grupo Observatório Online de Opinião Pública, do Telegram criado para abrigar uma plataforma de estudos simples e didática, com as ferramentas mais usuais e conhecidas dos usuários, como áudios, vídeos e chats de vídeo em tempo real.
Para ter acesso ao curso Jornalismo Independente e muitos outros, a assinatura custa apenas R$ 17,90 e pode ser cancelada a qualquer momento.
Para assinar, acesse o link abaixo