Importância da notícia em relação aos fatos reais e a opinião
Opinador se baseia em notícias. Senão, é classificado como fake news.
Matéria Agência EBC
Matéria 1
Economia
Economista da FGV avalia que inquilinos não devem se preocupar com reajuste do aluguel
O IGP-M, Índice Geral de Preços do Mercado, usado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel, continuou negativo em setembro.
A taxa de -0,01% foi menos acentuada do que a queda de 0,67%, registrada em agosto. Os dados divulgados nesta sexta-feira (27), pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostram que apesar da queda menos intensa dos preços, não há pressão sobre a inflação.
O economista e coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da FGV, André Braz, avalia que os inquilinos que tem reajuste de aluguel neste ano não devem se preocupar.
Braz admite que a tendência dos índices de preços é a aceleração até o final do ano mas que, ainda assim, a inflação permanecerá sob controle.
O economista lembrou que a meta de inflação para 2019 é de 4,25% e que o IPC deve ficar em torno de 3,5%, mostrando que a inflação não vai ser um desafio para a retomada da atividade econômica.
Áudio da aula:
Matéria 2
POLÍTICA
Governo quer corrigir o salário mínimo pela inflação, diz porta-voz
O governo pretende manter a política de valorização do salário mínimo, criada em 2006, e corrigir o valor de acordo com a inflação. A informação foi confirmada nessa quarta-feira (25), pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e reiterada pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.
O porta-voz também comentou que o presidente, Jair Bolsonaro, pediu que as áreas técnicas do governo analisem a derrubada de vetos na Lei de Abuso de Autoridade, pelo Congresso Nacional. Rêgo Barros não descartou a possibilidade de o governo recorrer à Justiça.
O porta-voz disse que o presidente comemorou o resultado da arrecadação de impostos e da geração de empregos formais durante o mês de agosto.
Matéria 3
POLÍTICA (G1)
Bolsonaro sanciona com vetos projeto que muda Lei dos Partidos Políticos e Lei Eleitoral
Entre os pontos vetados estão a utilização do fundo partidário para pagamento de multas e a recriação da propaganda política gratuita. Vetos seguem para análise do Congresso.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (27), com vetos, o projeto de lei que altera as regras para partidos políticos e para eleições.
O texto foi aprovado no último dia 18 pela Câmara dos Deputados, depois de ter sido modificado pelos senadores.
Os trechos sancionados pelo presidente já valerão para as eleições municipais do ano que vem. Já os trechos vetados por Bolsonaro só valerão para 2020 se o Congresso derrubar os vetos. Uma sessão conjunta com deputados e senadores está prevista para a próxima quarta (2).
Segundo apurou a TV Globo, entre os pontos vetados por Bolsonaro estão:
- a redação da forma como o fundo eleitoral seria composto (entenda mais abaixo);
- a recriação da propaganda político-partidária gratuita em rádio e TV;
- a utilização do fundo partidário para pagamento de multas;
- os dispositivos que traziam anistias às multas aplicadas pela Justiça Eleitoral;
- o trecho que poderia permitir a eleição de candidatos ficha-suja, alterando o momento em que a análise das condições de elegibilidade seria feita.
Fundo eleitoral
De acordo com o governo, os vetos assinados pelo presidente foram motivados por questões orçamentárias e constitucionais. Entre eles, o que trata da constituição do fundo eleitoral.
Matéria 4
REPORTAGEM:
Saúde
Brasil tem o maior sistema público de transplantes
Cerca de 95% dos procedimentos realizados em todo o país são pelo SUS
Há 11 anos, Renata Vilela, 34 anos, renasceu. Seu segundo nascimento foi possível após sua madrinha, Andrea Reusing, ter doado um dos rins para o transplante. O procedimento foi realizado no Hospital do Rim e Hipertensão, em São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil é, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o segundo país do mundo em número absoluto de transplantes. É também, de acordo com o Ministério da Saúde, o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 95% dos procedimentos realizados em todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Apesar de se chamar sobrevida, eu não sinto que tenho uma sobrevida. Sinto que tenho uma vida plena, satisfatória. Posso trabalhar, posso estudar, posso namorar, posso produzir, posso sonhar. O que é muito diferente de quando você está em um tratamento de diálise, que te impede de viajar. É como se ela [a madrinha] tivesse me dado à luz pela segunda vez. A minha mãe me deu à luz pela primeira vez; a minha madrinha, pela segunda vez”, disse Renata, à Agência Brasil.
Como escolher a melhor escola? Entenda os métodos de ensino no Brasil
Como escolher a melhor escola para os filhos? Especialistas entrevistados pela Agência Brasil dão dicas do que levar em consideração na hora de decidir onde matricular crianças e adolescentes e explicam que não existe a escola ideal, a melhor opção vai variar de acordo com as preferências da família e com as características do próprio estudante.
“Tem que visitar a escola, conhecer a estrutura física, verificar a segurança, conhecer o ambiente da escola. Não existe uma escola melhor que a outra, existe uma escola mais adequada que a outra para determinada família”, diz o mestre em educação Rodolfo Fortes, que é professor de pedagogia do Centro Universitário Iesb, em Brasília.
EXERCÍCIOS
Exercício 1: faça um TÍTULO para o trecho inicial da notícia abaixo:
Uma operação da Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (27) 38 pessoas e apreendeu seis adolescentes suspeitos de integrarem uma organização criminosa em Fortaleza, de acordo com o delegado Leonardo Barreto, que supervisiona a operação. Um outro suspeito foi detido em flagrante com arma de fogo.
A operação está relacionada com os ataques criminosos em todo o Ceará, que chegam ao 8º dia. Desde sexta-feira (20), ocorreram pelo menos 90 ocorrências e 124 pessoas foram detidas, entre adultos e adolescentes. Foram registrados incêndios contra coletivos, prédios públicos e privados e veículos particulares.
Exercício 2: Crie um título e um lead
Diversos elementos angariados durante a operação Lava Jato indicam que gerentes vinculados a três agências do Banco do Brasil, localizadas em São Paulo, receberam vantagens indevidas para burlar os mecanismos de prevenção de lavagem de dinheiro da instituição”. De acordo com o procurador Roberson Pozzobon, os gerentes investigados, quando questionados pelos seus superiores sobre os valores das transações ilícitas, chegaram a defender a normalidade dessas operações. Eles estão entre os investigados da Operação Alerta Mínimo, a 66ª fase da Lava Jato, deflagrada hoje (27) pela Polícia Federal (PF). De acordo com o Ministério Publico Federal (MPF), os três foram cooptados por operadores financeiros (doleiros) para facilitar a realização de centenas de operações de lavagem de dinheiro entre os anos de 2011 e 2014.