O Pedro Bial de hoje e de ontem diante de Olavo de Carvalho

(Reprodução)

Markian Kalinoski

Dado o contexto, a entrevista concedida pelo prof. Olavo ao Pedro Bial foi boa, honesta. Mas é interessante notar a involução daquele Bial dos anos 90, pré-BBB. O Bial, nos anos 90, perguntou (e pareceu concordar com a resposta):

“O que é o politicamente correto?”

E Olavo respondeu:

“É uma imbecilidade atroz. É um moralismo travestido (…). É uma coisa tão repressiva quanto qualquer moralismo velho. Agora tudo passa a ser feio e fiscalizado. Mais ainda: o politicamente correto é o pretexto que o Estado moderno se utiliza para exercer sobre a vida do cidadão uma fiscalização que nem regimes tirânicos e totalitários tiveram coragem de fazer. Se você dissesse a Mao Tse Tung – que matou 60 milhões de pessoas – que nós vamos inventar uma lei aqui para fiscalizar olhares, Mao ficar horrorizado. Átila, o Huno, ficaria horrorizado. No entanto, nos EUA tem isso. (…) Esse é um processo, uma espécie de neo-totalitarismo, que acontece igualmente em países neo-liberais e sociais-democratas, que é o crescimento do Estado para dentro da psiquê humana. Para mim, é o fenômeno mais alarmante do século.”

Já o Bial pós-moderno e pós-Big Brother de hoje, karnalmente, educou os espectadores afirmando que “o século XXI é o tempo de dobrar-se à evidência que SIM, pode ser isto E aquilo“, em contraposição ao retrógrado isto OU aquilo do século passado.

E, no final da entrevista, depois de ter expressado a preocupação dos críticos com os palavrões do prof. Olavo, Bial comentou (não sem demonstrar um profundo desconforto até mesmo físico com a idéia do tal discurso de ódio – como se vê na imagem):

“ [Os filhos do Bolsonaro] têm, nas redes sociais… eles estimulam um discurso de ódio, isso é inegááável.”

No que Olavo perguntou:

“Como é isso? Peraí…”

E Bial tentou arrematar:

“Ai, o Carlos… por exemplo… que é o mais ativo… ele… uhhh… uhhh… ele… a linguagem dele é uma linguagem de intolerância”.

Parece que o alerta ouvido ainda lá em 1996 sobre o perigo do politicamente correto para a psiquê humana não foi levado a sério.


 
 

7 thoughts on “O Pedro Bial de hoje e de ontem diante de Olavo de Carvalho

  1. Olavo de Carvalho é um enganador, só cursou o primário do antigo ginásio. Defendeu o rango como astrólogo auto didata. Como os idiotas venceram por serem muitos, tornou-se guru dos coxinhas e pobres de direita agora bolsomitos.

    1. Se você tivesse lido as obras dele, se tivesse buscado compreendê-las pelo menos basicamente, lido os autores indicados por ele (Voegelin, Scruton, Johnson, Frankl, Mises, Ferreira dos Santos, entre outros), eu poderia até dar alguma atenção ao seu comentário tosco. Mas você, tal como todos os detratores do filósofo, são rasos, ignorantes e desonestos intelectuais ou, quando muito, meros papagaios de canalhas.

  2. O Bial reconhece um grande acerto do Olavo, que foi qdo depois do fracasso (mais um) da experiência do socialismo na cortina de ferro e na Alemanha, todos intelectuais respeitados pelos que nunca lêem nada, diziam que seria o fim do socialismo, Olavo (como sempre), previu que não só não tinha morrido como chegaria ao poder em grande parte dos países da América Latina. Bial reconhece isso é Olavo sem modéstia diz: “eu acertei todas previsões”. Mas como no Brasil se cultura a ignorância, os que erraram são chamados de especialistas. É Olavo que acertou é chamado de astrólogo

  3. Bial?
    Indiretamente é pura propagandeador ao petismo e seus satélites! Já o viu fazer sequer qualquer crítica ao PT ou ao Petismo?

    E o Leviatã da Propaganda Petista (e, também, do Petismo), hein?…

    “Muito engana-me, que eu compro”

    Eis:
    Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros.
    Nada espontâneo.
    Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.

    Eis aqui a superficialidade do PETISMO:

    0.
    “Coração Valente©”
    1.
    “Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
    2.
    “Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    3.
    “A Copa das Copas®”
    4.
    “Fica Querida©”
    5.
    “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6.
    “Foi Golpe®”
    7.
    “Fora Temer©”
    8.
    “Ocupa Tudo®”
    9.
    “Lula Livre®”
    10.
    “® eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    11.
    “O Brasil Feliz de Novo®”
    12.
    “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
    13.
    “Ele não®”.
    14.
    “Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
    15.
    “LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).
    16. (…e agora…):
    “Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”
    17.
    “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é vigarista e Ersatz
    .
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.

    É o tal de: “me engana que eu compro”.

    == A FORÇA-TAREFA DA PUBLICIDADE ININTERRUPTA DO PETISMO ==

  4. Agora que Olavo é inimigo do Governo foi recebido de novo na Globo.

    “Quando a barriga aperta, a vergonha afrouxa”, como diz o ditado. Olavo de Carvalho, aquele que diz que os Generais gostam de aparecer na mídia esquerdista, vai aparecer na mídia esquerdista e um momento de dificuldade financeira.

    Não sei como esse sujeito consegue enganar tanta gente inteligente!

    Eu já abri os olhos para com esse charlatão desde meados da década passada, quando ele ainda escrevia coisas aproveitáveis. É um choque comparar o que ele escrevia no século passado com a figura patética análoga a um ébrio à mesa de um botequim de beira de estrada vicinal.

    Já passou da hora da direita jogar Olavo de Carvalho na mesa lixeira onde se encontra Reinaldo Azevedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *