Cresce apoio a Bolsonaro entre parlamentares

Cresce apoio a Bolsonaro entre parlamentares

05/07/2018 0 Por Estudos Nacionais

O pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) afirmou esta semana em seu canal do Youtube, que tem o apoio de 110 parlamentares. Segundo Bolsonaro, alguns destes parlamentares não quer ter seu nome revelado por medo de represálias de seus próprios partidos, avessos ao candidato.

Bolsonaro afirma ainda que esta vitória não é eleitoral apenas, mas uma vitória da governabilidade. O candidato, que lidera na maioria das sondagens de opinião, não acredita em segundo turno. Para ele, a eleição será decidida no primeiro turno.

Para muitos, o crescimento “secreto” do apoio a Bolsonaro por parlamentares se dá por vários motivos, um deles é o medo da represália política dos seus partidos, mas também devido a má imagem que o pré-candidato ainda carrega na opinião pública, representada pelos formadores de opinião do meio jornalístico e artístico. Este efeito de “espiral do silêncio”, que incide sobre a imagem relacionada aos que o apoiam, faz do parlamentar um alvo fácil para a militância contrária a Bolsonaro, bem mais organizada e com representação nos grandes meios de comunicação.

 

Bolsonaro ainda lidera a corrida presidencial

Nas sondagens de opinião feitas entre os meses maio e junho, Bolsonaro lidera na maioria das pesquisas de intenção de voto, aparecendo à frente em todos os cenários de segundo turno. No entanto, cresce também o número dos que dizem que não vão votar, que é de 42%, segundo a sondagem do Poder 360.

 

Ciro Gomes cresce nas pesquisas

A três meses da eleição presidencial de 7 de outubro, a pesquisa DataPoder360 revela grande indecisão por parte dos eleitores, Jair Bolsonaro (PSL) na liderança isolada em cenários sem Lula e cinco candidatos juntos em 2º lugar, com leve vantagem para Ciro Gomes (PDT).