Objetivo do Baleia Azul era “limpar a sociedade”, diz mentor

Jornais do mundo inteiro noticiaram nesta quinta-feira (11/05), a prisão de um homem que disse ser o idealizador do jogo Baleia Azul, na Rússia. Philipp Budeikin, de 21 anos é acusado de ser o responsável pela morte de 16 adolescentes. Durante conversa com a polícia, Budeikin afirmou que seu objetivo era “limpar a sociedade” e as vítimas “estavam insatisfeitas com a própria vida”.

Segundo informações das fontes dadas ao Daily Mail, o jovem começou a atrair os adolescentes para o Baleia Azul em 2013, utilizando a VK, maior rede social da Rússia. Ao aceitarem as tarefas, as vítimas eram desafiadas a cortar suas próprias veias, matar animais até chegar ao ponto do suicídio.

O jogo tem movimentado os noticiários e causado preocupação em todo o mundo, principalmente em pais de adolescentes. Teria começado com uma notícia falsa de 2015, motivando, por efeito de imitação, postagens e mensagens suicidas, o que teria sido apontado como causa da morte de 16 jovens até agora.

Ao contrário do que tem sido dito, porém, não há evidências conclusivas de ameaças aos participantes, não havendo casos de indução clara ao suicídio em pessoas que não sofriam de depressão ou alguma pré condição. No entanto, o assunto tem motivado discussões midiáticas sobre o tema do suicídio e principalmente sobre a depressão.

A polícia afirma acreditar que há outros mentores como Phillipp envolvidos na difusão dessas ideias.

Notícias, artigos e estudos sobre a realidade brasileira e o contexto internacional. Selo editorial especializado em comunicação, sociologia e história recente do Brasil.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta