No Canadá as estatísticas começaram a ser reportadas em 1970, onde registrou-se 11.152 abortos naquele ano. Desde 1970 o Canada Institute for Health Information (CIHI) é o responsável pela gestão destas informações junto as clínicas e hospitais.

Sabotagens reduzem o número de abortos no Canadá

Pelo menos três estados no Canadá têm reportado números de abortos abaixo do número real. Alguns reduzindo em 50% as estatísticas do seu estado, outros mais.

No estado do Quebec, apenas os abortos realizados pelo plano de saúde estadual são informados nas estatísticas. Médicos alegam que o número de abortos reportados não reflete a realidade. Em 2011, o número divulgado pelo CIHI foi de 92.524 abortos.

Até 2009 o Quebec vinha reportando em torno de  30 mil abortos ao ano e em 2010 simplesmente informou zero abortos na estatística anual.

No estado de Ontário, questionamentos posteriores a divulgação dos dados oficiais verificaram que havia sido ocultado em torno de 15 mil abortos em 2010.

No estado de Manitoba o mesmo problema vem sendo verificado há anos.

Em uma matemática simples, Qebec e Ontário reduziram a estatística em 45 mil abortos ao ano, considerando suas médias históricas.

O site johnstonsarchive.net trabalha com números estimados considerando algumas das distorções já verificadas. Com base nessa estimativa que visa corrigir distorções, o número de abortos anuais mostra-se na ordem de 100 mil ao ano.

Há casos em outros estados em que a população questiona as formas como os números vem sendo divulgados, com grandes suspeitas de que hajam números ocultados.

O órgão responsável pela coleta dos números, o CIHI, admite que tem ciência de que as estatísticas vêm sendo deliberadamente não fornecidas mas defende que pela ausência de leis sobre o assunto, não pode obrigar ou punir quem não fornece os dados corretos.

Com a sabotagem dos números, além do número total de abortos, também não é possível visualizar o perfil das mulheres que realizam abortos.

Com base nas informações incompletas fornecidas pelo governo, em 2011 temos:

Informações:

NewsNationalPost

AbortionCanada

ActionLife

Estatísticas compiladas