Venezuelanos tomam as ruas em várias cidades do país

Milhares de cidadãos venezuelanos começaram a tomar as ruas, nesta terça-feira (30), em várias cidades do país em uma demonstração de apoio ao movimento militar convocado pelo presidente interino Juan Guaidó contra a ditadura de Nicolás Maduro.

Apesar das restrições impostas contra a internet do país, vídeos estão circulando pelas redes sociais mostrando a população protestando nas ruas.

Na manhã desta terça-feira (30), o chefe do Parlamento e presidente interino, Juan Guaidó, anunciou que tinha o apoio dos militares para derrubar o regime de Maduro. Guaidó, que libertou o prisioneiro político Leopoldo Lopez, chamou a iniciativa de Operação Liberdade, que busca retomar o poder do país e retirá-lo das mãos do ditador Nicolás Maduro, que se perpetua no poder.

A cúpula chavista classificou a ação como uma tentativa de golpe de estado e rotulou os militares apoiadores de Guaidó como “traidores”, segundo o site Renova Mídia.

Reação internacional

O presidente boliviano Evo Morales afirmou apoio à ditadura de Maduro, que também conta com apoios como Rússia, China, Turquia, Cuba e outros países, que classificaram a operação como “tentativa de golpe” na Venezuela.

O outro lado, formado por EUA, Brasil, Colômbia e outros integrantes do Grupo de Lima, já haviam descartado uma intervenção militar na Venezuela no início deste ano, quando o grupo enviou ajuda humanitária ao país. A situação, porém, se agrava com a possibilidade de um confronto com os apoiadores de Nicolás Maduro.

O governo dos Estados Unidos declarou apoio nesta terça-feira (30) à insurreição militar liderada pelo presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, contra a ditadura sanguinária de Nicolás Maduro.

O chanceler norte-americano Mike Pompeo manifestou apoio ao povo venezuelano na busca pela democracia.

“Democracia não pode ser derrotada”, disse Pompeo em mensagem publicada na rede social Twitter.


 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *