Governo do Sri Lanka acredita que grupo terrorista islâmico seja responsável pelos atentados

Um dia após os atentados no Sri Lanka, que já somam cerca de 300 vítimas fatais e 500 feridos, as autoridades do país começam a traçar uma linha de investigação para encontrar os responsáveis. O nome ventilado entre quadros do governo e especialistas de segurança é o do grupo National Thowheek Jaam’ath, uma organização islamista radical ligada a declarações racistas e profanações em templos budistas no país. Para os investigadores, autoridades do governo e especialistas em terrorismo, o ato foi planejado junto de organização como a Al Qaeda ou o ISIS, da qual o NTJ seria um aliado.

Rajitha Senaratne, ministro da economia, diz não acreditar que os ataques foram tramados por um grupo de pessoas confinadas no país, e conclui “existe uma rede internacional sem a qual esses ataques não seriam possíveis”.

E quem afirma que haja ligações entre o ISIS e o NTJ, entre outros, é um especialista em segurança de Singapura Rohan Gunaratna. Segundo ele, o grupo terrorista enviou membros à Síria e Iraque para travarem contanto com o ISIS, grupo que domina parte daquela região.

Já um outro especialista em antiterrorismo, Alto Labetobun, vê similaridades entre o tipo de ataque que ocorreu na ilha e outros comuns no Oriente Médio. Diz ele: “Esses ataques sincronizados são incomuns no Sri Lanka. Comparado com ataques similares no Oriente Médio e Sudeste Asiático, encontra-se o DNA de ataques do Estados Islâmico e da Al Qaeda”.

Vale lembrar que no Sri Lanka o islã é também uma minoria religiosa. Na ilha de pouco mais de 21 milhões de habitantes, o budismo é a religião majoritária, abarcando cerca de 70% dos habitantes. Hindus (12%), islâmicos (10%) e cristãos (7%) perfazem os três outros grupos religiosos do país.


Fontes da reportagem:

Fox News, Sri Lanka on edge after local Islamic militant group blamed for Easter Sunday attacks: https://www.foxnews.com/world/7-suicide-attackers-behind-sri-lankan-bombings-13-suspects-in-custody-authorities-say

MirrorWho are National Thowheed Jamath? ‘ISIS branch’ blamed for Sri Lanka attacks: https://www.mirror.co.uk/news/world-news/who-national-thowheed-jamath-isis-14444922


 
 

2 thoughts on “Governo do Sri Lanka acredita que grupo terrorista islâmico seja responsável pelos atentados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *