Coreia do Norte poderá dialogar com EUA e suspender testes nucleares

Segundo informações da agência de notícias sul-coreana Yonhap na manhã desta terça-feira (06/03), a Coreia do Norte se mostrou disposta a dialogar com os EUA, enquanto durar o diálogo com o vizinho sul-coreano. O diálogo poderá incluir o desarmamento nuclear e o fim dos testes balísticos.

O anúncio veio depois de o líder norte-coreano Kim Jong-un participar de um encontro histórico com a delegação sul-coreana, na sede do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. A reunião durou quatro horas e foi a primeira reunião entre autoridades dos dois países em mais de 10 anos.

Chung Eui-yong, conselheiro do presidente sul-coreano Moon Jae-in, revelou, em entrevista à CNN, que a Coreia do Norte expressou grande disposição para acabar com suas armas nucleares caso a segurança do país esteja garantida.

“A Coreia do Norte deixou claro seu desejo de desnuclearizar a península coreana e o fato e que não há razão para manter seu programa nuclear se as ameaças militares contra o Norte foram resolvidas e o regime estiver seguro”, disse Chung.

A Coreia do Norte também anunciou nesta terça-feira (06) que está disposta a estabelecer um diálogo direto com os EUA, prometendo suspender os testes nucleares enquanto as conversas estiverem em andamento.

Por fim, Donald Trump, no Twitter, afirmou: “Possível progresso nas conversas com a Coreia do Norte. Pela primeira vez em muitos anos, um tremendo esforço está sendo feito por todas as partes envolvidas. O mundo está observando e esperando! Pode ser que seja uma falsa esperança, mas os EUA estão prontos para se movimentar fortemente na direção que for preciso!”

Informações da agência sul-coreana Yonhap.


[1]  Exame

[2] G1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!