Brexit: poucas chances de acordo com a UE

Brexit: poucas chances de acordo com a UE

19/07/2018 0 Por Estudos Nacionais

Caso não haja acordo para a transição do Brexit até início de 2019, não haverá período de transição e a legislação da União Europeia deixarão de se aplicar ao território do Reino Unido na mesma data.

Neste caso, não haveria pactos específicos sobre os cidadãos europeus residentes no Reino Unido e tarifas fronteiriças iriam valer imediatamente, sublinharam os representantes da Comunidade Europeia. A relação comercial entre Londres e Bruxelas seria regida pelo direito internacional público, com regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Sobre a circulação de cidadãos europeus e britânicos parece também não haver acordo. Enquanto fontes da UE falam em acordos específicos para vistos, Theresa May propõe um Brexit mais fechado em relação às expectativas da UE.

Sobre a possibilidade de ocorrer um acordo para a transição ou não, a porta-voz da UE, Mina Andreeva, disse à Euronews: “penso que hoje está muito claro que devemos nos preparar para ambos os casos. Devemos nos preparar para todas as eventualidades. Foi isso que os líderes pediram”, informou em uma conferência de imprensa em Bruxelas.

Dominc Raab é o novo ministro do Brexit de Theresa May, após seu antecessor David Davis se demitir por discordâncias sobre o acordo de saída do Reino Unido.

Fonte: EURONEWS