noticias venezuela guarda nacional rouba manifestantes durante protestos situação da venezuela

Guarda Nacional de Maduro assalta manifestantes durante protestos

Não bastasse jogar bombas de gás e oprimir a população, agora a guarda nacional da Venezuela começou a assaltar os manifestantes.

Já são 68 dias de protestos e a população sofre com a ditadura, uma economia destruída e agora, sendo roubada pela guarda nacional durante os protestos.

O vídeo disponível no site The Guardian mostra diversos policiais da guarda venezuelana levando manifestantes para um local isolado e tomando seus pertences. O vídeo mostra claramente os quatro soldados cercam dois manifestantes levando relógio e outros pertencentes.

A situação na Venezuela
É até difícil mensurar a real situação da Venezuela, tanto pela tímida presença das notícias de nosso vizinho na grande mídia brasileira, quanto pela constante censura que o país sofre em todas as áreas.

Na economia, desde fevereiro o Banco Central Venezuelano simplesmente parou de fornecer indicadores de inflação. Na ausência de dados do Banco Central, a Assembleia Nacional da Venezuela, de maioria opositora ao regime de Maduro apresentou, em abril, estudos que apontavam inflação de 65,5% no primeiro trimestre de 2017.

Em 68 dias de protestos: 84 mortes, ou 63 mortes.
Na contabilidade de morte também há divergências. Os números oficiais do governo é de que nesses últimos dois meses de protestos houveram 63 mortes. Já o site Runrun.es, registrou 84 mortes nos protestos, em mapa com identificação de cada óbito disponível no site.

No campo da saúde, o panorama também parece gravíssimo. A mortalidade infantil registrada em 2016 era de 30%.

Veja também:
Manifestantes usam bomba de fezes contra a guarda nacional em protestos

A situação do país beira níveis escatológicos. Manifestantes passaram a usar bombas de fezes nos protestos, como arma “bioquímica”. Tal fenômeno torna a situação ainda mais preocupante uma vez que o país sofre uma grave crise de abastecimento de comida e remédios.

Informações:
BBC;  UOL;  The Guardian   Runrun.es

Pesquisador independente e tradutor, escreve e coordena pesquisas para o site EstudosNacionais.com. Desenvolve projetos editoriais na editora Estudos Nacionais e Livraria Pius.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta