Um curso para a orientação no caos

Um curso para a orientação no caos

02/03/2018 0 Por Cristian Derosa

O curso Como ler as notícias é uma reflexão necessária que pode auxiliar em nossa tarefa cotidiana de nos mantermos informados em meio a um caos informativo tendente à manipulação. Longe de teorias conspiratórias, a manipulação da informação pode ocorrer naturalmente por meio da leitura apressada, ideológica e descuidada dos próprios pressupostos.

Ao mesmo tempo, a compreensão da estrutura da notícia nos retira da postura natural de ingenuidade que nos induz à plena confiança nos meios de comunicação em uma sociedade de massas. Afinal, não somos massa, mas indivíduos únicos, com uma apreensão da realidade que transcende a apreensão massiva.

Há duas camadas importantes, grosso modo, que precisam de nossa atenção no que se refere à leitura de notícias: as crenças dos produtores da notícia e a dos receptores dela. Se o que estamos recebendo é de fato informação ou apenas persuasão sob uma moldura informativa, só o saberemos depois de investigar nossas próprias expectativas em relação a um texto.

Em um texto simples, escrito por um jornalista inculto, estão igualmente presentes os fatos, as posturas pessoais, desejos incontidos, referências simbólicas e ideológicas ocultas ou evidentes, que nos podem indicar um caminho mais seguro para a compreensão do que vai além da mensagem. O entendimento das bases sob as quais se assenta a busca e seleção de informações feita pelo jornalista ou comunicador, tem o poder de nos orientar para aquela perspicácia que amplia nosso horizonte de consciência a um grau incomum no Brasil. Esse é o objetivo do curso. Dar aos alunos e espectadores uma tamanha força de análise capaz de fazê-los não sucumbirem à desatenções com as quais contam muitos redatores, jornalistas e opinadores do jornalismo brasileiro.

O curso é gratuito e as aulas são ao vivo no canal do Estudos Nacionais no youtube. Para acompanhá-lo basta inscrever-se no canal.

Assista a primeira aula: Origens históricas e filosóficas da distinção entre notícia e opinião 

[av_video src=’https://www.youtube.com/watch?v=oIAkdP3oodE’ format=’16-9′ width=’16’ height=’9′]