CURSO COMO LER AS NOTÍCIAS

O que é o curso?

A vida moderna se tornou uma máquina de empilhar fatos, de relacionar argumentos e posições, criando uma verdadeira ditadura da opinião pública. Nosso modo de ver o mundo (o que inclui nossa vida e o modo de ver a nós mesmos) tem sido ditado pela pauta do dia, pela informação de ordem prática, técnica ou útil. Vivemos com medo das novas descobertas do que faz ou não mal para a saúde, do terror da criminalidade despejada sobre nós por notícias e escândalos políticos que nos enfurecem. Vivemos sentindo dor enquanto pensamos estar opinando e defendendo valores. A verdade se converteu, para a sociedade contemporânea, num fardo e, ao mesmo tempo, um brinquedo com o qual se agride inimigos e se afagam aliados.

Essa situação favorece a manipulação das mentes na era das engenharias sociais, quando o medo do isolamento social impera como fator de integração e socialização. Somos teleguiados.

Fatos jornalísticos ou científicos pautam o nosso pensamento e também a nossa consciência moral. Mas só uma mente consciente da estrutura mental moderna poderá sublevá-la e transcender o ambiente superficial em que somos aparentemente obrigados a viver. Aparentemente porque tudo não passa de um blefe. O blefe do jogo psicológico que sempre existiu, mas que no nosso tempo adquiriu ferramentas quase invencíveis. Mais do que nunca, indivíduos fortes são necessários.

O objetivo do curso Como Ler as Notícias é ser um canal aberto aos que buscam se orientar no turbilhão de informações, narrativas e fatos que nos chegam todos os dias e nos cobram posição e reação. Auxiliar as pessoas a construir e elevar o próprio horizonte de consciência pode fazer a diferença para quem deseja pautar a própria vida e orientar-se dentro do caos. A conquista do poder sobre a própria vida depende, hoje em dia, do discernimento de nossas influências e das vozes que modelam nossa consciência diante de decisões e opiniões.

O curso abordará tanto a estrutura, funcionamento e métodos de apuração de fatos, incluindo as diferenças e princípios da investigação científica, histórica e social, como também analisará a prática política dentro do jornalismo e do entretenimento cultural, seus efeitos na personalidade humana contemporânea.

Como são as aulas?
Toda quinta-feira, às 20 horas, ao vivo, no site Estudos Nacionais.
As aulas ocorrem no formato de programas semanais ao vivo, com chat e possibilidade de interação com alunos/espectadores.

Quem é o professor?

Cristian Derosa: Jornalista, mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, estuda há 15 anos o fenômeno da opinião pública e sua relação com a mídia. É aluno do Curso On Line de Filosofia, do filósofo Olavo de Carvalho, desde 2009. Autor de diversos artigos sobre mídia e cultura no contexto das técnicas de engenharia social e publicou o livro A Transformação Social: como a mídia de massa se tornou uma máquina de propaganda (Estudos Nacionais, 2016) e a dissertação O discurso das mudanças climáticas no Diário Catarinense (UFSC, 2013). Editor-chefe do portal Estudos Nacionais, tradutor e coordenador editorial da editora Estudos Nacionais, onde escreve regularmente e ministra cursos. Radialista e apresentador de programas ao vivo para o site Estudos Nacionais, foi um dos criadores e apresentadores da iniciativa da Radiovox, onde manteve programas semanais.

Quanto custa?

O curso é inteiramente gratuito. Mas caso goste do material e queira contribuir, entre na minha página do Apoie.Se (imagem abaixo), para colaborar mensalmente com um valor de sua preferência. Agradecemos o apoio e será de grande ajuda!