foto do garoto bruce reimer que sofreu mudança de sexo e cometeu suicidio

caso Reimer: experiência de troca de sexo leva gêmeos ao suicídio

Pouco antes de se suicidar, Bruce Reimer decidiu tornar sua história pública para desencorajar que outras pessoas fizessem experiências de troca de sexo.

“Os gêmeos são Bruce e Brian Reimer e a infeliz circuncisão de Bruce aconteceu em 1965. Seus pais, Janet e Ron Reimer, viram o Dr. Money em um programa de  televisão, onde este “.. garantia que é possível que os bebês tenham um sexo neutro ao nascer, um sexo indefinido, que pode ser mudado no desenvolvimento de sua vida”, explicou Janet Reimer, mais tarde, a John Colapinto, autor do livro sobre essa experiência intitulado “Sexo Trocado: a história real do menino criado como menina” (edição brasileira).

Os pais entraram em contato com o Dr. Money, que aceitou o desafio de intervir cirurgicamente e educar Bruce como mulher, utilizando Brian (com a mesma herança genética) como um controle teoricamente perfeito da experiência.  Em 3 de julho de 1967, Bruce foi mutilado e simularam-lhe genitais femininos externos. A partir dessa data, Bruce foi chamado de Brenda. “Dr. Money mandou a família de volta para casa com instruções muito rigorosas. “Disse-nos que não falássemos do assunto, que não contássemos a verdade a ele e que, sobretudo, jamais deveria saber que não era menina”.

“As coisas foram mal desde o começo. Janet Reimer lembra o que aconteceu quando colocou em Brenda seu primeiro vestido, pouco antes de completar dois anos de idade. “Tentou arrancá-lo, rasgá-lo. Lembro que pensei: meu Deus, ele sabe que é um menino e não quer se vestir como menina!”.

O menino lembrou o drama do seguinte modo: “Foi uma espécie de lavagem cerebral…daria qualquer coisa para que um hipnotizador conseguisse apagar todas essas lembranças do meu passado. É uma tortura que não suporto. O que me fizeram no corpo não é tão grave como o que provocou em minha mente”.

Quando a adolescência de Brenda chegou, Dr. Money, que já tinha usufruído de suas experiências, se afastou da família Reimer. Em 1980, seu pai contou-lhe toda a verdade; depois de poucas semanas, Brenda optou por um longo processo cirúrgico – faloplastia – que, depois de cinco anos devolveu a ele a aparência masculina perdida, e adotou o pseudônimo David. Aos 23 anos, conheceu Jane, uma mãe solteira com três filhos, com a qual mais tarde se casou. No ano 2000, sua história tornou-se pública através do livro do Dr. John Colopinto, citado acima. Pouco depois de sua publicação, David e Jane se divorciaram. No ano de 2002, seu irmão gêmeo Brian Reimer se suicidou. David se sentiu responsável por sua morte e por isso visitava seu túmulo diariamente. Dois anos depois, o próprio David – ou Bruce – Reimer, também se suicidou, concluindo assim, definitivamente, a trágica experiência do Dr. Money. O gênero nunca teve nenhuma comprovação empírica.

[do livro Ideologia de Gênero, de Jorge Scala, páginas 33-34]

Notícias, artigos e estudos sobre a realidade brasileira e o contexto internacional. Selo editorial especializado em comunicação, sociologia e história recente do Brasil.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta